No dia 17 de agosto de 2023, a irmã Alessandra Cravo Oliveira, da cidade de Três Cachoeiras, litoral norte do Rio Grande do Sul, teve a sua casa e de família incendiada. As chamas tomaram conta do local e, rapidamente, a casa esteve em chamas. No momento do incêndio não havia ninguém em casa. Em meio ao aparente caos, Deus mostrou a Sua soberania e glorificou o Seu Nome. Leia abaixo o relato da Dcª. Alessandra:
“No dia 17 de agosto de 2023 tudo indicava seria um dia normal, na parte da manhã fomos até a cidade de Torres, onde realizamos um culto na penitenciária feminina. Durante a visita eu ministrei uma palavra sobre o filho da viúva de Naim, falando sobre aquilo que parecia ser o fim para aquela mulher, mas que na verdade era o começo de uma grande vitória de Deus para sua vida. Jesus chegou para restituir a ela os sonhos e a dignidade. Foi uma benção, após o término retornamos para casa. Passado o horário de almoço, seguimos a rotina normalmente, deixando nosso filho de 6 anos na escola, meu outro filho foi pro trabalho e meu esposo Dc. Cezar Oliveira me levou para o trabalho e foi até a cidade vizinha buscar meu sogro que estava em observação no hospital.
Por volta das 16h meu esposo me mandou mensagem dizendo que já estava retornando pra casa. Pouco tempo depois, peguei o celular novamente e vi muitas mensagens no grupo da igreja. Ao abrir as mensagens me deparei com nossa casa sendo consumida pelas chamas, de repente tudo mudou e por alguns segundos parece que o chão se abriu debaixo dos meus pés. SaÍ desesperada com uma carona para casa e de longe avistei a fumaça que ia muito alto. O trajeto levou cerca de 5 minutos e em meio ao medo e desespero, ouvi uma voz que disse: “Vai ficar tudo bem.”. Ao chegar no local, foi muito triste, já não havia praticamente nada. Foi tudo muito rápido.
Naquele mesmo dia, começaria um evento em nossa igreja onde comemorávamos 14 anos de Ministério Restauração na cidade. O supervisor da Região Litoral do RS, Pr. Ildo Manica e mais alguns pastores da nossa região, já haviam chegado para participar da comemoração da igreja e avistaram as chamas. Quando chegamos no local fomos amparados por eles, que nós déramos suporte espiritual imediato, com palavras firmes de que Deus tinha o controle e nos daria grandes vitórias. Também estavam ali muitas pessoas da cidade nos prestando apoio e solidariedade e já começamos a ver o agir de Deus.
As pessoas que estavam ali, sugeriram criar um grupo solidário a nosso favor, para angariar doações. De repente, começaram a chegar calorosas ofertas e muitas pessoas vinham até nós com muitas doações, como roupas, calçados, roupas de cama, alimentos, valores em dinheiro, etc.
Chegada a hora do culto, já tínhamos roupas para vestir e fomos à igreja. O Pr. Ildo, dirigido por Deus, convidou os irmãos para levantarem uma oferta para nossa família. Ele sugeriu o valor de 20 mil reais, mas em pouco tempo as ofertas atingiram 31 mil reais, para a glória do Senhor Jesus. Naquela noite, quando fomos deitar, as contribuições já haviam ultrapassado 50 mil reais, entre ofertas da igreja e do povo da cidade.
No dia seguinte, seguiram as doações, recebemos muitas pessoas, com seu amor e carinho para com nossas vidas.
Nosso Pastor, Pr. Rozélio Raupp, encarregado da área Três Cachoeiras, esteve sempre presente, nos dando todo o suporte. Sentimos as orações da igreja em nosso favor e fomos sustentados de uma forma tremenda. Em alguns momentos, tínhamos a impressão que não tocávamos os pés no chão, algo muito grande da parte de Deus.
Era tremendo o que estava e está acontecendo ainda. Há mais ou menos 10 anos Deus nos fez uma promessa de que seria para focarmos na obra dELE, porque ele iria cuidar de nós e nos daria uma casa própria. Deus usou muitos profetas para nos entregar essa profecia, assim como por intermédio de Sua palavra e também por meio de sonhos. Muitos foram os dias difíceis que passamos, mas Deus esteve em todo o tempo conosco. Deus disse que também provaria nosso amor, ficamos muitas vezes na dependência do Senhor, sendo provados, esperando nEle. Deus sempre esteva ali, nos sustentado e dando da Sua Graça. Testemunhos fortes vivemos na presença do nosso Deus.
Em poucos dias já tínhamos o valor para comprarmos um terreno. Deus nos direcionou para comprarmos na mesma rua em que residíamos, bem próximo da igreja. Morar nessa região sempre foi o nosso desejo, pois era perto da igreja. Então com a benção das nossas lideranças, Pr. Ildo e Pr. Rozélio, compramos o terreno, que inicialmente custava 80 mil reais, mas compramos à vista por 71 mil reais, para glória do Senhor Jesus.
Recebemos também uma oferta vinda dos Estados Unidos e de alguns irmãos de nossa igreja, totalizando cerca 6 mil reais, somando 37 mil reais vindo de nossa igreja.
E hoje, com grande alegria, podemos dizer que estamos há alguns passos da vitória completa. Já olhamos uma casa em madeira, que foi construída a cerca de 2 anos e utilizada por cerca de 3 meses, pois os moradores foram para outra cidade. A está praticamente nova e os proprietários estavam vendendo por 30 mil reais. Comovidos com a nossa história, eles baixaram 5 mil reais do valor total, ficando em 25 mil reais. Falta pouco para podermos comprá-la e também pagarmos à vista. Também ganhamos o poste da luz e aterro pra deixar nosso terreno bem lindo.
Deus é maravilhoso, sabemos que não somos merecedores de tantas bênçãos. Não temos palavras para agradecer por todas as bênçãos, pelas orações e carinho recebido de nossa igreja.
Ganhamos tudo em abundância, desde roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, alimentação, cosméticos e também muitos vales compras nos comércios da cidade.Ganhamos coisas que tínhamos vontade de ter e não podíamos comprar por serem valores altos. Deus tem nos surpreendido tremendamente.
E algo muito importante que não podemos deixar de relatar, é que em meio a tudo isso o nome do Senhor Jesus está sendo glorificado.
Muitos testemunhos já chegaram até nós, de que pessoas, famílias, tem sido tocadas. Mudando totalmente sua forma de ver e agir em seus lares e em suas vidas, pessoas estão dobrando os joelhos dentro de seus lares e agradecendo a Deus por suas coisas, suas vidas e por suas famílias. Pessoas que nos olham e dizem: “Como pode vocês estarem sorrindo em meio a tudo isso que aconteceu?”.
Com isso uma porta muito grande se tem aberto, onde temos liberdade de falar do nosso Deus. Também muitos irmãos estão tendo sua fé acrescentada com o que está acontecendo conosco.
Hoje já estamos nos aproximando dos 100 mil reais em dinheiro, além de todos os móveis e enxoval para nossa casa.
Já estamos sonhando com o tão esperado culto de ação de Graças, onde por 10 anos sonhávamos com isso e também o tão esperado dia de testemunhar a compra da nossa moradia própria, o cumprimento de mais uma promessa.”